Editorial ' Vila Tarsila '

by - 16:44

Nada melhor do que voltar a escrever no blog depois de um longo tempo distante, mostrando um dos trabalhos que desenvolvi na faculdade.
Esse foi o mais recente trabalho feito individualmente para a matéria de produção de moda.
O objetivo do trabalho era desenvolver um editorial (ou uma foto) inspirado em uma obra ou um movimento artístico. Ele poderia ser feito com até 3 pessoas da sala, mas decidir fazer sozinha.
Penso que na faculdade é o momento que temos de mostrar o nosso trabalho, e trabalhar nossa criatividade, então sozinhos fazemos isto melhor.
Escolhi as obras de Tarsila de Amaral e o Movimento antropofágico para me inspirar neste editorial.

Para quem não conhece as obras de Tarsila, segue acima o Painel de referência deste projeto.

Me inspirei nas cores, formas e características das obras de Tarsila. Uma das características fortes são as cores vivas, então procurei destacar uma destas cores no editorial. Além das cores, o cubismo (uso de formas geométricas) e as abordagens de paisagens do Brasil são destaques nas suas obras, usei a estampa e a locação das fotos para demonstrar isto.
Um ponto forte também é a estética fora do padrão, que fica visível nas pinturas de Tarsila. Para destacar isto eu usei a influência do surrealismo, colocando maxi acessórios e sobreposições no look.

Outra inspiração foi o Movimento Antropofágico, que foi um manifesto escrito pelo Oswald de Andrade, marido da Tarsila; que tinha o objetivo de repensar a cultura brasileira. 
A intenção era através da arte tentar promover a assimilação das culturas europeia, indígena, africana e latina sem descaracterizar a brasileira. Pois o Brasil é uma mistura de culturas, mas não podemos deixar de mostrar o nosso "jeitinho brasileiro".
Oswald dizia que, "a renovação da arte nasceria a partir da retomada dos valores indígenas, da liberação do instinto e da valorização da inocência."
Este é o conceito do editoral que você pode conferir logo abaixo:




Foto usada para apresentação em sala de aula.

Sobre o Editorial Vila Tarsila:

  • O objetivo era ter apenas uma foto, ou seja, um look produzido inspirado na arte. Por isso, vocês vão vê o mesmo look nas fotos.
  • Juntei o trabalho de produção de moda ao trabalho de estamparia artesanal. Ou seja, todo look foi produzido, modificado por mim. No próximo post eu vou falar sobre este outro trabalho.


Beijos, beijos e até a próxima ! 

You May Also Like

0 comentários