Relembrar é viver

by - 22:30

Como vocês sabem eu faço faculdade de Design de Moda já faz um bom tempo. E foi lá aonde realmente me encontrei; todos os trabalhos que faço e fiz na faculdade tento me dedicar ao máximo, como se o professor fosse um cliente, aonde estamos ali para dar o nosso melhor. Quando eu ouvi o meu professor falar também que devemos fazer como se fosse o nosso currículo (e realmente ele é) eu aprendi a dar mais valor.
No primeiro ano de faculdade tive a sorte de encontrar pessoas que lutavam e pensavam comigo desda mesma maneira, tanto que ficamos inseparáveis, apesar da distante que estamos hoje.
E o nosso primeiro trabalho veio logo no inicio da faculdade.

Para muitos não tinha muito o que fazer com o tema do trabalho, mas para nós (Ana Paula, eu e Andréa Dias) não importava o tema, queríamos fazer algo diferente. 
E vocês não vão acreditar, adivinhem qual  matéria foi o nosso primeiro trabalho?? - Estudos da percepção. Alguém sabe o que é isso?? Difícil explicar. 
Mas, voltando ao trabalho, a professora escolheu o tema dos 4 sentidos (Tato, paladar, olfato e visão); foram dividido grupos na turma e sorteado um sentido para cada. 
Bom, para melhorar, pegamos um sentido que achávamos ser o mais difícil. Só que fomos atras de descobrir o máximo sobre ele e algumas ideias e surpresas no trabalho surgiram.


A ideia central da professora era fazer um slide que tivesse a explicação cientifica do sentido, dar uma introdução, falar sobre a história e cultura e no final trazer isso à moda. Ela pediu também uma experiência para ser feito em sala de aula.
Bom, fizemos isso e fomos atras de nos aprofundar nesse sentido que depois de ter estudado ele, tornou-se rico para nós.

Além do conteúdo do trabalho em si e da experiências, procuramos impressionar e convencer que o olfato é muito importante. Que ele influencia em muita coisa. E para darmos a abertura do trabalho, antes da foto de capa acima, fizemos um curto vídeo de 1 minuto e 10 segundos, que você pode conferir abaixo.
A intenção era causar curiosidade para o assunto que iriamos falar e dar a eles interesse neste sentido. Fiquei muito feliz por vê a cara de surpreso nos alunos. Mas para mim aquilo era pouco, então decidirmos entregar no final do trabalho uma pequena lembrancinha para cada um, aonde trazia o conteúdo e o sentido no qual queríamos chegar.
Não imaginávamos que o olfato poderia ser uma inspiração para o mundo da criação de moda. Mas com tantas pesquisas aprendermos a enxergar que podemos nos inspirar em tudo.
Na moda um estilista e designer cria mais que uma roupa, podemos dar exemplos de grandes marcas como Chanel e Dior, que criam roupas e perfumes. E por falar em perfume, foi ai que usamos o olfato. Pegamos ele para demonstrar o quanto o cheiro, um simples ato de sentir algo pode trazer inspiração para criarmos ou desenvolver qualquer coisa.
Depois de toda a apresentação, no final do trabalho distribuirmos na sala de aula um mini perfume que criamos através de um processo caseiro. Esse perfume contia a fragrância daquilo que queríamos passar, um cheiro marcante no qual através do perfume e do nosso olfato pudêssemos sentir mais e criar a partir daquele momento. Porque "Os cheiros ativam mais batidas do coração do que imagens e sons!" 


Beijos beijos

You May Also Like

0 comentários